Das mídias
tradicionais, o jornal é a publicação impressa mais ameaçada de extinção pelo
mundo digital. E a revista/magazine e o livro ainda devem ganhar uma boa
sobrevida.
O custo
ambiental do jornal é elevado, seja na produção diária que consome uma
infinidade de árvores, não importa se cultivadas para isso, como também na hora
do descarte. Logo não fará mais sentido
a impressão de tiragem diária. E para o consumidor, o produto é uma coisa suja,
pois solta tinta facilmente sujando dedos, mesas e peças do vestuário. Poluente e desagradável ao tato, eis as duas
lanças que podem atingir o impresso logo mais à frente.
O
acompanhamento da cobertura diária de notícias fica a cargo, cada vez mais, de
celulares, tablets e tantas outras plataformas digitais que estão no prelo das
indústrias de TI. Conteúdos que no dia a dia chegam limpos agregados à
ampliação do hypertexto, com vídeos e muitas imagens sobre o mesmo assunto, sem
limite de diagramação por paicas, são infinitamente mais desejáveis. Tudo com
chance de atualização constantes da cobertura e resgatar todo o histórico de
matérias relacionadas. O papel do jornal
é que o problema atualmente para os próprios.
Ao mesmo
tempo, acredito que as revistas semanais de notícias e outras segmentadas terão
boa sobrevida no avassalador avanço digital. Matérias com maior profundidade,
furos noticiosos e um papel bom de manuseio que pode ser lido de forma multiplicada
por familiares, amigos ou colegas são as
grandes armas dessa publicação, também
sob a ameaça tec.
E o livro
será o que vai se manter ainda mais, quem sabe perpetuar a espécie por séculos.
Aliás, como já acontece há milênios. Ele já tem em si tecnologia muito
avançada, da capa dura à possibilidade de uso sem energia elétrica e independência
do plug in em outras parafernálias para o start. Portátil, ainda permite busca
aleatória por página ou versículos, no caso da bíblia.
Talvez seja
um péssimo futurologista, e fácil de ser desacreditado por pesquisas
científicas ou de mercado, mas acho que a coisa vai nessa direção.
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